Como o PPP promove uma organização escolar democrática, pautada nos interesses populares, onde estão a maioria dos sujeitos que freqüentam a escola pública?
O Projeto Político Pedagógico/PPP promove a organização democrática na escola através da relação escola/família, ou seja a escola deve construir o PPP através de parceria com todos os membros da escola: professores, merendeiras, direção, pais, comunidade entre outros.Para que a escola pública possa através do PPP promover uma organização escolar democrática esta deve servir à comunidade com normas e limites, tornando-se da escola um centro de convívio. Além disso, deve fornecer encontros educativos à comunidade e estar ligada à vida da comunidade, aos seus problemas e à busca de soluções. A comunidade e a família devem manter um relacionamento de respeito, parceria e diálogo com a escola, valorizando a escola e seus profissionais. A escola deve ainda incentivar a participação da família e da comunidade na vida escolar em todos os seus aspectos(político, pedagógicos e administrativos) e ainda mais, resgatar a importância da família na vida dos alunos.
Sabemos ainda que seja de fundamental importância a escola compor um PPP que promova uma organização escolar democrática que contemple questões explicitas referente, às finalidades que queremos para esta escola, os valores e os princípios que iram permear o currículo em relação aos tempos e espaços escolares, conteúdos, metodologias e como será a avaliação da aprendizagem dos educandos e mais como será o conselho de classe. Ainda devem compor o PPP democrático os valores e princípios que permearam a relação professor-aluno, os espaços de trabalho coletivo dos funcionários, como será a gestão administrativa da escola: regimento, ai entra a escolha dos coletivos (diretor, auxiliar e secretários) aplicação das verbas e prestação de contas. E por último e de suma importância o acompanhamento do PPP por todos os membros e a avaliação do próprio, pois todos têm o direito de estar avaliando o que está ou não dando certo na aplicabilidade do próprio PPP.
- Identifiquem e registrem as concepções de educação, de ser humano, de gestão escolar e de sociedade observadas nas escolas que vocês visitaram para realizar as atividades de PCC.
Educação é a maneira científica de fornecer conhecimento às pessoas através de informações, troca de opiniões, construção de idéias, etc. Ela acontece das maneiras mais variadas em todos os lugares, mas é no ambiente escolar que ela é absorvida pelo ser humano com mais intensidade. Este deve se transformar continuadamente na relação com a sociedade, com a natureza e no contato com novas informações e idéias.
Quando a gestão escolar é democrática e eficiente, ela consegue oferecer melhores condições de aprendizado aos seres humanos. No ambiente escolar a participação da comunidade, a troca de opiniões e a abertura para novas idéias permitem o funcionamento de uma escola mais criativa, fraterna e preparada para atender toda a complexidade humana. Pois hoje vivemos numa sociedade muito mais complexa, acostumada com recebimento de informações, mas ainda deficiente em construção de novos conhecimentos. Onde a busca pela perfeição, individualismo e competição prejudicam a coletividade e a construção de uma sociedade mais consciente, democrática e auto-sustentável.
- Escrevam no seu Blog como o campo de conhecimento de sua licenciatura pode contribuir na desconstrução de concepções preconceituosas e conservadoras, afirmando outras que contemplem a diversidade social.
O campo do conhecimento de nossa licenciatura contribui na desconstrução de concepções preconceituosas e conservadoras, pois possibilita a interação social através da relação um com o outro. Cada povo, cada ser humano desenvolve-se com fortes influências da cultura local. Ai entra o campo de conhecimento da licenciatura a qual estamos nos apropriando, pois esta serve também para desmistificar o conhecimento do senso comum, aquele conhecimentos que são sanados por explicações sem comprovações científicas, em exemplo, a licenciatura serve também para desconstruir concepções conservadoras como no caso da origem do universo, do calendário, ou seja, a resposta é muito simples: a matemática foi construída porque, segundo a revista do professor de matemática 63,2007, pg.02 [...]o homem, por meio dela, acumulou ao longo dos séculos vastos conhecimentos sobre o mundo físico e, com isso, conseguiu, parcialmente, dominá-lo e colocá-lo a seu serviço, como por exemplo a tecnologia, em poucas palavras, é o uso das propriedades do mundo físico dentro de objetivos estabelecidos pelo homem. Tais propriedades são desvendáveis e tratáveis por meio da Matemática. Pois, como já haviam calculados e escritos os pitagóricos no século VI a.C. e enunciado por Galileu Galilei no século XVII, o livro do Universo está escrito na linguagem da Matemática[..].
A licenciatura da qual estou apropriando abre caminho para um espaço escolar, visto como local de intensa polêmica, pela aceitação de vozes diferentes e discordantes, da diversidade social. A partir daí, promove um trabalho coletivo, de produção de atividades que envolvam todos os tipos de questões que exijam comprovação, de resultados exatos ou de possíveis probabilidades. Afim de que nossos educandos adquiram potencial para problematizar o real, vivê-lo e recriá-lo.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário