As metodologias de ensino vêm sofrendo modificações no decorrer de nossa história educacional, acompanhado, de certa forma, as necessidades geradas pelas formas de organização social e econômica de nosso país.
A figura do professor na atualidade é de mediador, orientador e parceiro dos trabalhos escolares.
O conceito de mediação numa visão histórico cultural deve ser entendido em dois focos: o primeiro deles refere-se ao contato com o meio, e dizemos então que há uma mediação instrumental. O segundo foco refere-se ao contato social entre os indivíduos, trata-se da mediação pessoal. Neste segundo aspecto, insere-se toda a intervenção, visto estar mais relacionada com a aprendizagem através da relação professor-aluno e aluno-aluno na escola, ou relação entre pessoas no meio. Melhor dizendo, o que o aluno faz, como pensa, do que é capaz, reflete a realidade que o cerca e as experiências que vivenciou, mas isso está em constante modificação por conta de novas situações que experimentou. Mediação, portanto é a capacidade de transformar a realidade concreta em representações simbólicas, tornando possível o estabelecimento de relações mesmo na ausência de coisas concretas.
Ao professor cabe então a responsabilidade de exercer a função de socializar o saber a todos os alunos, lutando pela garantia e permanência de todos na escola, independente da classe social. Ele deve planejar atividades significativas para estabelecer a aprendizagem. O papel do professor é fundamental, pois é sua responsabilidade mediar e possibilitar as interações entre os alunos e com o conhecimento como um processo de descoberta, de produção troca e cooperação. No seu papel de mediador, o professor vai além da simples ação educativa de repassador de conteúdos ampliando para o de mediador das dimensões afetivas e sociais. Como mediador, o professor deve ter uma relação ética com os alunos, procurar ser cúmplice na aposta do seu contínuo desenvolvimento e aprendizagem. Ao planejar as atividades pedagógicas o professor deve considerar o contexto em que os alunos estão inseridos, as formas de linguagens às quais eles estão expostos e as formas de linguagem que medeiam à construção do conhecimento dos alunos, os objetivos previstos e os recursos disponíveis para a realização das atividades previstas.
“O documento do Conselho Nacional de Educação, de 8 de maio de 2001, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior e dos cursos de licenciatura de graduação plena, considerando as características que, na atualidade, devem nortear as atividades docentes.Entre essas características inerentes à atividade docente, destacam-se:
_ orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
_ comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos;
_ assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os
alunos;
_ incentivar atividades de enriquecimento cultural;
_ desenvolver práticas investigativas;
_ elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos
curriculares;
_ utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
_ desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.
A concepção de competência profissional, por sua vez, implica mudanças nas práticas de formação, que irão se refletir na organização das instituições formadoras, nas novas modalidades educativas, nas metodologias, na definição de conteúdos e na organização curricular. A competência profissional passa, também, pela formação inicial em nível superior e pela formação continuada ao longo da atuação docente. A concepção de competência profissional, por sua vez, implica mudanças nas práticas de formação, que irão se refletir na organização das instituições formadoras, nas novas modalidades educativas, nas metodologias, na definição de conteúdos e na organização curricular”. (UDESC. Caderno pedagógico didática, pág.46 disponível em: http://sistemas.virtual.udesc.br/conteudo.php3?codAula=163 acessado em: 21/03/2008 às 20h12min.).
Segundo material de apoio UDESC, didática disponível em: http://sistemas.virtual.udesc.br/html/apoio/dctos/did_transp1.ppt acesso em 21/03/2008 às 20h08min). “O PERFIL DO NOVO PROFESSOR É DE: Profissional, comprometido, consciente da importância do seu papel social, isso implica:
-Postura investigativa constante de sua própria prática.
-Ser formador, não apenas informador.
-Ser mediador e articulador coletivo.
-Ter disposição contínua para aprender...”
2 comentários:
Legal o comentário referente às concepções sobre o papel do professor na Educação do presente. Está bem coerente e em consonância com o apresentado a apostila da disciplina, além de estar bem abrangente no que se refere a discutir.
E legal também todo o layout do respectivo BLOG, bem rico no uso de ferramentas multimídia.
Parabéns a todos da equipe!
bom comentário!!! era isso que tava procurando mais segundo paulo freire o papel do professor é ser um profissional especializado!!
Postar um comentário